• Rádio JoãoNeiva.com

João Neiva.com

Notícias

02/08/2011

Mostra da Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro

ampliar imagem

O Distrito de Demétrio Ribeiro , em João Neiva, no Norte Capixaba, sedia de 13 a 14 de agosto a IV Mostra de Cultura e do Agroturismo . A localidade foi colonizada a mais de 100 anos por colonos italianos e fica a menos de quatro quilômetros da sede encantando os turistas com seus casarios antigos, artesanatos e comidas tipicas.

A festa, segundo a secretária de Cultura Glecy Coutinho “ faz parte do trabalho da prefeitura no desenvolvimento do agroturismo da região”. Na programação, apresentações de artistas locais, do Grupo Di Ballo Nova Trento-Guaraná e shows com Mirano Schuler – O Show Man do acordeon - Zelito do Acordeon, Elias Da Viola e Cirinho do Rio Doce.  O evento é organizado pela Associação de Moradores e Produtores de Demétrio Ribeiro com o apoio do Sebrae e do Banestes.

“Estamos divulgando as as belezas do patrimônio “ Demétrio Ribeiro” e assim possibilitar a comercialização por parte das comunidades dos produtos da agroindústria fabricados no Município”, disse o prefeito em exercício João Rizzo.

Segundo Rizzo, “mais do que uma festa, o foco desta ação é realizar uma atividade coletiva que tenha como protagonista a comunidade, a sua cultura o seu modo de fazer e seus ofícios”, acrescenta ele.

O evento contará com a participação de atrações culturais e o cenário para realização da mostra são as ruas do vilarejo, pois o objetivo ainda  é utilizar como cenário  as vielas e o casarios do espaço urbano do sítio histórico de Demétrio Robeiro.

Participam da organização e da programação do evento cerca de 100 famílias .Pelo menos 50 produtos estarão expostos para comercialização nas  janelas do casario  ou no espaço reservado às demais comunidades rurais.

Dos produtos a serem comercializados estão o capelete, o vinho, massas diversas, a cachaça, o queijo, a linguiça, doces, defumados entre outros.

Das apresentações culturais e atos cívicos  participação do coral italiano, congo, danças, sarau de violino, mostras de cultura, casa de artesanato, apresentação de concertinistas e violeiros.
Durante todo o evento, degustação do melhor da culinária italiana, exposição de produtos da terra, artesanato e comercialização.

O Público estimado é de cinco mil pessoas durante os dois dias de evento, e o público alvo para esta mostra são os moradores ausentes do município, que já estão sendo mobilizados pela Secretaria Municipal de Turismo com a ajuda de lideranças locais que elaboraram uma listagem dos seus ilustres moradores ausentes, que atualmente, em sua maioria residem em Vitória.

“A Mostra é um marco no desenvolvimento do turismo local, que já vem sendo impulsionado pelo trabalho da Secretaria de Turismo em parceria com o Sebrae através da realização de reuniões para levantamento de prioridades com as comunidades e segmentos e de treinamentos específicos com as pessoas inseridas no ambiente rural e urbano do Município. Em 2008 foi criado o núcleo de Massas de Demétrio e o Núcleo de Queijos de Acioli, Cavalinho e Barra do Triunfo”, observou Rudgê Yone Gonçalves, Chefe de Divisão do Turismo do município .

PROGRAMAÇÃO:

Sábado (13 / 08 / 2011)

19:30 – Abertura com apresentação de violões e violinos do Instituto Preservarte. No casarão oficina integrada de Ukulelê.
20:00 – Apresentação do coral do Instituto Preservarte com músicas italianas e outras.
20:30 – Apresentação com Mirano Shuler ,show de acordeon.
21:30 – Apresentação de dança típica italiana com o grupo Di Ballo Nova Trento – Guaraná.
22:00 – Pout Pourri com o melhor da MPB – Talentos da Terra.
23:00 – Show com Cirinho do Rio Doce

Domingo (14 / 08 / 2011)
10:00 – Missa na Igreja Centenária
11:00 – Durante o almoço encontro de corais (Instituto Preservarte e Nona Saina)
11:30 – No casarão apresentação de violões com oficinas para crianças.
12:00 – Zelito do Acordeon.
12:30 – Apresentação de violeiros.
13:00 – Apresentação com a banda de música Guilherme Baptista.
13:30 – Folia de Reis.
14:00 – Desfile de Tropa.
14:30 – Apresentação com Elias da Viola.

ESPAÇOS PARA COMERCIALIZAÇÃO E VISITAÇÃO

* Casa de Pedra
* Igreja Centenária
* Casario

Espaço da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Demátrio Ribeiro
* Casarão dos Violinos
* Museu da Imigração
* Casarão da Davina
* Espaço do Queijo Del Caro
* Espaço de Catarina Giacomin
* Espaço de Alda Baroni
* Espaço de Ana Fávaro
* Espaço do Vinho de Paulo
* Artesanato local (Zezé e Mônica Campagnaro)
* Casa do Salgado

DEGUSTAÇÃO
* Capelete
* Linguiça
* Nhoque
* Lasanha

Torta (Salgadas e Doces)
* Doces Caseiros
* Polenta Frita
* Polenta com Galinha
* Biscoitos
* Geleias
* Ricotas
* Caldos
* Fubá da Roça
* Licores e Vinhos
* Taiadela

 

Nâo perca este evento que é um sucesso em nossa região!

[ + notícias ] Veja também
Desenvolvido por: EUTEVI MIX © Copyright 2014 - Todos os direitos reservados.