Alimentos que ajudam a estimular o sistema nervoso

0
1215

Alguns alimentos ajudam a estimular o sistema nervoso, proporcionando benefícios para o bom funcionamento de nosso corpo.

O seu dia-a-dia tem lhe causado estresse? Não consegue dormir a noite? Não agüenta mais de tanta ansiedade? A nutrição pode dar uma mãozinha para melhorar o seu Sistema Nervoso. Veja a seguir quais os alimentos você pode incluir no seu dia-a-dia e assim ajudar a espantar esses males.

Insônia: caracteriza-se pela dificuldade de pegar no sono ou mantê-lo durante o tempo necessário.

Alimentos a serem evitados nas quatro ou cinco horas antes de dormir: (café, chá preto, chocolate, guaraná, refrigerantes a base de coca).

Alimentos que colaboram para um sono tranqüilo: chás de ervas (erva-doce, camomila, capim-limão, maçã), leite morno antes de deitar, ele é rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, substância envolvida no processo do sono. Faça refeições leves à noite. Os exercícios são fundamentais, porém procure manter uma rotina e evite-os antes de dormir.

Depressão: é uma doença caracterizada por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas.

Deve preferir uma dieta rica em proteínas, como carnes, leite, ovos; alimentos ricos em triptofano, como leite, banana, figo; alimentos fonte de ômega 3 como peixes gordos e folhosos, alimentos ricos em ácido fólico: espinafre, abóbora, aveia (sua deficiência é comum em aproximadamente 40% dos adultos deprimidos). E nunca deixe de praticar atividades físicas.
Ansiedade, irritabilidade na TPM: recomendado alimentos ricos em magnésio: soja, abacaxi, abacate, camarão, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosas verde-escuros e alimentos ricos em zinco: camarão, carne suína, gengibre, alho, nozes, centeio, agrião fresco.

 

 

Um Abraço,
Dra. Fabiana Cruz Giacomin

Nutricionista
CRN/4 08101041
E-mail: fabigiacomin@yahoo.com.br

Fonte: Manual de Nutrição Clínica, Editora Vozes, 2007.
Faça do Alimento o seu Medicamento, Ediouro, 2008.