Cio nas Cadelas

0
941

O cio é o período fértil da fêmea, o momento em que ela aceita o macho para o acasalamento. Em outras palavras, é o período no qual, caso a fêmea copule, ocorrerá a gestação.

Mas como posso saber que a cadelinha estará pronta para “receber” o macho? Normalmente, o próprio organismo mostra alguns sinais, como alteração no comportamento (o animal fica mais dócil), a vulva apresenta-se edemaciada (inchada) e com um pequeno sangramento vaginal, além de urinar com mais freqüência. Também se pode fazer o diagnóstico por métodos laboratoriais, através de citologia vaginal ou ainda, por dosagem hormonal.

O primeiro cio, geralmente, ocorre entre os seis até os oito meses de vida do animal, e o ciclo se repete a cada seis meses, em cadelas jovens, podendo o intervalo aumentar, conforme a cadela vai ficando mais idosa. Nestas, pode ocorrer o cio silencioso, onde os sinais citados acima não estão aparentes.

O cio nas cadelas dura em média de 15 a 20 dias, sendo os nove primeiros dias chamados de pró-estro (fase de sangramento). Nesta fase, a fêmea ainda não aceita o macho para a cobertura. A partir do décimo ao décimo quinto dia, ocorre a fase do estro, que é o cio propriamente dito, quando a cadela aceita o macho para a cópula.

Há muitos mitos em relação ao cio, muitos imaginam que o animal sente muito mais frio nesta época, não podendo tomar banho. MENTIRA! O animal pode sim, e deve tomar banho, normalmente!!!

O único cuidado especial que você deve tomar, é que não haja uma gestação indesejada. Pode levá-lo ao passeio, redobrando a atenção com os animais em volta, e também, no caso de animais que ficam soltos nos quintais, cuide para que outros cães não possam ter acesso às suas cadelinhas, neste período.

O ideal para realizar o primeiro cruzamento é a partir do terceiro cio, isto porque o aparelho reprodutor da fêmea já está completamente formado. Não é recomendável que se faça o cruzamento em todos os cios, pois este processo de gestação e amamentação é muito desgastante para o animal.

Recomenda-se dar um intervalo entre um cio e outro. Ou seja, se ela ficou gestante neste cio, deixe passar o próximo, e só realize novo cruzamento no segundo cio.

Na próxima matéria, falaremos dos cuidados especiais com o animal antes do acasalamento e durante a gestação. Não percam, aguardem, e até a próxima!!

Bibliografia: www.centervet.com.br

Veterinária

Drª. Aline de Paula Frigini Rosetti
CRMV: 07756-PR

Médica Veterinária graduada pela UVV-ES
Pós-graduada (Especialista) em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA) pela Didatus Curitiba-PR
Atualmente trabalha em uma Clínica Médica de Pequenos Animais em Curitiba/PR.

Telefones de Contato:

(41) 9145-8337
(41) 8503-7552