Cuidados com a cadelinha no período pré-gestação

0
1154

Antes de colocar sua cadelinha para cruzar, você deverá levá-la ao médico veterinário para que ele a examine, coloque em dia a vacinação, os vermífugos, além de orientá-lo a trocar a ração tradicional para uma ração de filhotes (que contém maior quantidade de nutrientes). Ele auxiliará na escolha da raça e o tamanho ideal do macho, a fim de evitar distocia (parto com dificuldade), além de outras informações relevantes.

Chegou a hora do acasalamento. E agora, como eu devo proceder?

O ideal, é que a fêmea seja levada até a casa do macho, para evitar possíveis agressões e acidentes. Desse modo, estando ela fora do seu território, não precisará defendê-lo, ficando menos agressiva.

É importante identificar se a fêmea está mesmo no cio (vide matéria anterior), assim, ela aceitará naturalmente o macho, não sendo necessária a manipulação humana.

Durante o coito, mais especificamente falando, no momento da ejaculação, é comum que o macho grude na fêmea, um de costas para o outro, o chamado nó, e assim eles permanecerão por alguns minutos. Você não deve separá-los, até porque, o macho possui um osso no pênis (osso peniano), e ao tentar separá-los, este osso poderá sofrer fraturas. Portanto, deixe-os à vontade, até que eles se soltem naturalmente.

Alguns cães possuem alterações genéticas, que podem ser transmitidas aos seus descendentes, como a displasia coxo-femural, epilepsia, alergias graves, doenças cardíacas, criptorquidismo (presença de apenas um testículo na bolsa escrotal), entre outras… Animais com estes problemas não são indicados para reprodução.

Além disso, deve-se evitar a gestação em cadelas obesas, ou que estejam abaixo do peso, cadelas não vacinadas, não vermifugadas, com anemia, cadelas com doenças sexualmente transmissíveis, como TVT (tumor venéreo transmissível) ou brucelose.

Agora que já tem todas as dicas, escolha o par ideal para sua cachorrinha, e depois é só curtir os filhotinhos!

Boa Sorte e até a próxima matéria!

Veterinária

Drª. Aline de Paula Frigini Rosetti
CRMV: 07756-PR

Médica Veterinária graduada pela UVV-ES
Pós-graduada (Especialista) em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA) pela Didatus Curitiba-PR
Atualmente trabalha em uma Clínica Médica de Pequenos Animais em Curitiba/PR.

Telefones de Contato:

(41) 9145-8337
(41) 8503-7552

Fonte: www.centervet.com.br