João Neiva é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população segundo estimativa do IBGE (01/07/2008) é de 14.697 habitantes.
Encontra-se em meio a uma paisagem de densas matas sobre um relevo acidentado. Próximas à cidade, há duas reservas biológicas que têm o objetivo de preservar o que ainda existe de Mata Atlântica, a reserva da Rancho Alto – Reserva Florestal da Vale do Rio Doce, criadas e mantidas pela Companhia Vale do Rio Doce.

A influência da cultura italiana é uma característica marcante de João Neiva, cidade que recebeu muitas famílias vindas da Itália no período das grandes imigrações no Brasil. É conhecida como a “Cidade Sorriso”, dada a hospitalidade com que seu povo costuma receber visitantes.

Área Total: 272,865 km²
Dens. Demográfica: 61 hab/km²
Altitude: 80 m
DDD: 27
CEP: 29.680-000

História

Imigração italiana

No ano de 1874 deu-se a Imigração para o Brasil. Os italianos distribuíram por várias regiões, mas somente no ano de 1877 chegam nessa região, as primeiras famílias imigraram para lá como, a família Sarcinelli, Negri,e em 1888 familia Girelli, 1889 familia Faustini proveniente de belluno e entre outras.Com a chegada da primeira família surgem os povoados de Acioli (1887) e Demétrio Ribeiro (1890), hoje distritos de João Neiva.
Gentílico: joão-neivense

Instalação da ferrovia

No início do século XX, um Deputado Federal Baiano e Engenheiro João Augusto Neiva, muito lutou na Câmara Federal para a instalação do Estrada de Ferro Diamantina, pertencentes a Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Com a instalação da Estrada de Ferro em 1906 surge a Estação Ferroviária. O terreno para a realização da obra foi doado por Negri Orestes. O idealizador, Pedro Nolasco, da construção da Estrada de Ferro Diamantina, para homenagear o Deputado Baiano João Augusto Neiva, deu à Estação o nome de João Neiva. É em torno da Estação que surge o povoado “João Neiva”.

Em 30 de dezembro de 1921, João Neiva, através da lei nº 1305 é elevada a distrito”.


Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de João Neiva, pela lei estadual nº 1305, de 30 de dezembro de 1921, subordinado ao município de Pau Gigante. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de João Neiva figura no município de Pau Gigante. Assim permanecendo em divisão territoriais datadas de 31de dezembro de 1936 a 31 de dezembro de 1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 15177, de 31 de dezembro de 1943, o município de Pau Gigante passou a denominar-se Ibiraçu. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de João Neiva figura no município de Ibiraçu. Em divisão territorial datada de 1º de juho de 1960, o distrito permanece no município de Ibiraçu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de janeiro de 1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de João Neiva, pela lei estadual nº 4076, de 11 de maio de 1988, desmembrado de Ibiraçu.

No dia 15 de novembro de 1988, realizou-se a primeira eleição no Município. Tendo sido eleito para Prefeito, Aluyzio Morellato, para Vice-prefeito, José Anízio Ivo Secomandi.

Geografia

Situada na Microrregião Metropolitana Expandida Norte, João Neiva, limita-se ao norte pelo município de Colatina; ao sul Ibiraçu; a nordeste Linhares, a leste Aracruz; a oeste São Roque do Canaã e Santa Teresa. Possui uma distância de 81 km da Capital do Estado – Vitória.


Relevo

Com altitude mínima de 60m e máxima de 1090m, o município possui um relevo modelado com rochas cristalinas, classificando-se como ondulado a fortemente ondulado, com cotas variando de 100 a 600 metros, possuindo boa parte de sua área com declividade acima de 30%.
Localizado na sede, encontra-se o Morro do Monte Negro que faz a divisa com o Município de Ibiraçu, o Pico da Serra do Óleo com 800 metros que fica localizado, perto de Lombardia, perto de Barra do Triunfo, e ainda o Morro de Santa clara em Alto Bérgamo e o Pico de Cavalinho onde fica a torre da EMBRATEL.

Hidrografia

Na hidrografia, destacam-se os rios Piraqueaçu, rio Pau Gigante, rio Ubás, rio Triunfo, dentre outros.Os maiores rios do Município são:

• Rio Piraqueaçu: nasce em Santa Teresa, atravessa o município e deságua no Oceano Atlântico, em Santa Cruz – município de Aracruz.
• Rio Clotário: nasce na cabeceira do Morro do Descanso que fica em Cavalinho e Demétrio Ribeiro e deságua no rio Piraqueaçu, em João Neiva, na ponte próxima ao Centro Comunitário.
• Rio Pau Gigante: nasce na cabeceira de Alto Bérgamo, passa por Acioli e no município de Colatina forma a lagoa Pau Gigante que deságua no rio Doce.
As principais cachoeiras do Município são:
• Cachoeira do Paraíso: chamada anteriormente de Cachoeira do Inferno – segundo antigos moradores existe nesta cachoeira uma gruta com inscrições de Antigas Civilizações, cujas cópias de letras já foram enviadas até para a Itália, para estudos. Foi encontrada nesta cachoeira, uma pedra esférica com mais ou menos 15cm de raio, hoje exposta no restaurante Califórnia, em Ibiraçu. Através da Lei n.º 0886/98 fica denominada “Cachoeira do Paraíso” a popular “Cachoeira do Inferno”. Localizada em Mundo Novo, com aproximadamente 80 metros de altitude. Por possuir uma água de boa qualidade e poucas impurezas, foi canalizada pelo SAAE para abastecimento de água da sede de João Neiva e algumas localidades do município como: Santo Afonso, Cristal, Piraqueaçu, Ribeirão de Cima, Monte Negro e Juá.
• No rio Clotário há uma cachoeira localizada dentro da cidade de João Neiva, no final da rua 7 de setembro, antiga fornecedora de energia elétrica para a cidade.
• No rio Ubás há uma cachoeira na propriedade de João Batista, entre a Barra do Triunfo e Acioli.
• Cachoeira Piva: com mais ou menos 10 metros de altura, próxima à Br 101-norte, no Rio Piraqueaçu.

Transporte

A rede de transporte de João Neiva é composta pelas modalidades ferroviária e rodoviária. A cidade era cortada pela Estrada de Ferro Vitória – Minas (EFVM), mantida pela CVRD.
A estrada férrea fica localizada em Piraqueaçu, o que possibilita as viagens de trem pelos moradores e interessados em fazer uso deste transporte. Além de ser cortada pela BR-101, a BR-259 que liga o Espírito Santo à Minas Gerais inicia-se em João Neiva.

Turismo

Demétrio Ribeiro – Um bom lugar para se visitar, um dos lugarejos mais bonitos de João Neiva é Demétrio Ribeiro. Fundado no final dos anos de 1800, atraiu vários imigrantes italianos, que dedicaram-se ao plantio do café, ao comércio e à agricultura de subsistência. O nome Demétrio Ribeiro foi dado devido à influência de Demétrio Nunes Ribeiro, que foi Ministro da Agricultura. Atualmente a comunidade de Demétrio Ribeiro, em parceria com o Sebrae, organiza anualmente um evento para promover a Cultura e o Agroturismo, proporcionando o desenvolvimento local e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

Cachoeira do Paraíso – Segundo antigos moradores existe nesta cachoeira uma gruta com inscrições de Antigas Civilizações, cujas cópias de letras já foram enviadas até para a Itália.


Referências

  1. 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
  3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.