“A famosa banana é um combustível tão bom durante o treino quanto usar bebidas esportivas. E o gengibre tem efeito anti-inflamatório que ajuda a diminuir as dores musculares causadas pelo corrida”.

Castanha, gengibre e até uva-passa são alimentos que dão combustível extra aos corredores

Adeptos da corrida estão sempre precisando de um esforço a mais para chegar ao próximo posto de água e, depois, à linha de chegada. Mas, além do esforço psicológico e físico, é preciso estar atento ao combustível para cumprir todos estes desafios: o alimento.


E se nesta época de calor intenso o corpo sente ainda mais o desgaste, é preciso ficar atento e fazer escolhas certas que vão proporcionar mais energia para se fazer uma boa prova.

De acordo com o nutrólogo Paulo Lessa, ingerir alguns alimentos vai ajudar, e muito, no bom êxito do percurso. “A famosa banana é um combustível tão bom durante o treino quanto usar bebidas esportivas. E o gengibre tem efeito anti-inflamatório que ajuda a diminuir as dores musculares causadas pelo corrida”.

Outra boa opção, além de matar a sede e refrescar, ajuda a recuperar o músculo desgastado pela atividade. “Caldo de cana e rapadura são ricos em carboidrato e recuperam, rapidamente, o glicogênio muscular, deixando o músculo pronto para o treino seguinte”, completou o nutrólogo.

Parceira da imunidade dos atletas, a castanha do Brasil, em quantidade unitária, pode ser de muita valia. “Já foi feito um estudo no Brasil que mostrou que apenas uma unidade da castanha contém todo o selênio de que precisamos no dia e pode ajudar na imunidade dos atletas, que costuma ficar baixa após as provas e treinamentos intensos”.

E, por fim, o médico lista a uva-passa, que vai além de ser uma boa alternativa contra as cãibras. “Fácil de comer e rica em potássio, ela se mostra tão eficaz como repositor de energia como os snacks esportivos mais consumidos pelos atletas”.

Alimentos indicados para corredores

Pimentão Vermelho
Importante na prevenção do envelhecimento e na diminuição do estresse oxidativo induzido pelo exercício.

Uva-passa
Eficaz como repositor de energia e ajuda a prevenir cãibras.

Banana
É um combustível tão bom durante o treino quanto usar bebidas esportivas.

Caldo de cana e rapadura
Ricos em carboidrato, recuperam rapidamente o glicogênio muscular e deixam o músculo pronto para o treino seguinte.

Gengibre
Tem efeito anti-inflamatório e ajuda a diminuir dores musculares causadas pelo exercício.

Sementes de amaranto
Auxiliam na recuperação muscular, preservam a massa óssea e aumentam as defesas do corpo.

Batata-doce
Possui antioxidantes e alto teor de carboidratos, fonte de energia muscular.

Castanha do Brasil
A unidade da castanha contém todo o selênio (alto poder antioxidante) que precisamos no dia. Ajuda na imunidade.

Brócolis
Melhora a resistência a infecções, a absorção do ferro e o desempenho do corredor.

Aveia
Rica em nutrientes e altamente energética é composta por carboidrato.

Fonte: gazetaonline.globo.com/_conteudo/2015/01/entretenimento/vida/3887929-veja-os-alimentos-que-garantem-mais-energia-ao-correr.html