Dra. Isadora G. Cometti
Cirurgiã- Dentista \ CRO 8047-ES
Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo

Quando falamos em Saúde Bucal, comumente vem à nossa mente apenas a escovação dos dentes, entretanto a Saúde Bucal vai muito além desse hábito. É indiscutível a importância da prática que garante a limpeza dos dentes, gengiva e língua, definida como Higiene Bucal, para mantermos uma boca saudável. Não devemos isolar tal prática como algo que tenha poder absoluto em manter o indivíduo saudável. A relação direta entre estilo de vida e Saúde Bucal assume cada vez mais importância, pois, atualmente, hábitos de risco – tabagismo, consumo de álcool e alimentação com produtos açucarados – são cada vez mais frequentes!

As práticas primárias de higiene bucal – escovação dentária, uso do fio dental e o controle da dieta, desempenham importante papel na prevenção das doenças bucais, sendo a cárie o problema mais frequente.

No Brasil, a cárie, atinge cerca de 60% das crianças com até cinco anos de idade, conforme informações do Ministério da Saúde. Para prevenir a cárie, além da escovação adequada, incluindo pasta de dente com flúor e o uso do fio dental, é preciso evitar o consumo de alimentos cariogênicos a exemplo do açúcar, frutas secas, balas, banana pura, chips, pães feitos com farinha branca, bebidas carbonatadas do tipo refrigerante, bolos, tortas, chocolates, sorvetes e biscoito. É recomendado darmos preferência a alimentos cariostáticos, que não contribuem para o crescimento bacteriano, como: oleaginosas, peixes, ovos,  manteiga, além dos alimentos anticariogênicos que impedem o crescimento bacteriano, como o queijo.

As práticas de higiene bucal juntamente com a ida periódica ao dentista podem prevenir ainda algumas doenças que acometem os tecidos que suportam os dentes na boca, estando a Gengivite e a Periodontite entre as mais comuns.

A gengivite, inflamação resultante da presença de bactérias localizadas na gengiva, apresenta como característica clínica a presença de placa bacteriana, eritema, edema e sangramento. A intensidade varia entre os indivíduos e as regiões acometidas.

A periodontite, lesão inflamatória de caráter infeccioso que envolve os tecidos de suporte dos dentes, ocorre à formação de bolsas periodontais, perda de inserção conjuntiva e osso alveolar podendo levar a mobilidade do dente e consequente perda do elemento.

Como dito anteriormente, há uma relação direta entre estilo de vida e saúde bucal. Portanto, não podemos deixar de considerar o Câncer de boca. A grande maioria dos casos acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o fumante também faz uso frequente de álcool.

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, apresentando sangramentos ou não e que estejam crescendo;
  • Manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca, bochechas e Nódulos no pescoço.

Além do Tabagismo e alcoolismo, outro fator que aumenta o risco é a exposição ao sol sem proteção, representando risco importante para o Câncer de lábios.

A boca não pode ser vista como uma estrutura anatômica isolada do resto do corpo, pois, dependendo de suas condições, pode causar impacto sobre a saúde geral do indivíduo e sobre sua qualidade de vida.

Diante da alta complexidade do tema e inúmeras possibilidades de doenças bucais, além da correta Higiene Oral e Hábitos Saudáveis, ir ao dentista a cada 6 meses torna-se indispensável para manutenção da Saúde!